segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

A CARTA DO BLOG - Férias e Retrospectiva!


Prezados amigos,

No próximo dia 09 de fevereiro entrarei de férias e farei uma longa viagem para o Norte do país. Férias merecidas, sem dúvida, já que tenho aproximadamente cinco anos sem descansar mais que cinco dias, o equivalente a um feriadão tipo os que tivemos agora nos últimos natal, reveillon e neste carnaval que, até agora pra mim, só serviu mesmo pra descanso. Fiquei em casa, cozinhei, fui à praia e, é claro, tomei algumas. Com isso, há dias estou envolto no meio de muito trabalho já que o meu setor na empresa não estava bem preparado para vinte e cinco dias de ausência minha. Então é aquela coisa de deixar tudo redondinho e as pessoas orientadas o que me fez trabalhar dobrado, e, mesmo assim, algo me diz que ainda vou encontrar muita coisa a ser feita na volta, além dos meus afazeres normais e diários. Sendo assim, nesses últimos dias já fiquei um pouco ausente, principalmente da leitura de meus blogs favoritos, o meu ainda vinha tentando manter um pouco atualizado, e meus blogueiros preferidos devem ter estranhado um pouco a diminuição do meu número de comentários e contatos.

Enquanto estiver ausente, será difícil pra mim manter em dia a produção aqui, mas não irei me ausentar totalmente. Estarei com frequência visitando a minha caixa de e-mails, publicando os comentários e sempre que puder, lendo as "viagens" de meus colegas blogueiros. Então, tive a idéia de imitar Claudia Lis, do Lis'Upgrade. Farei uma retrospectiva do Meu Blog, no intuito de trazer para os posts mais antigos, pessoas que atualmente visitam com frequência estas páginas, interagem comigo através dos comentários e que demonstram até gostar do que lêem. Tem louco pra tudo nessa vida! Espero que Claudia não se aborreça, não lhe pedi permissão, mas já avisei que tinha esta intenção.

Antes porém, quero falar um pouco sobre as minhas férias e o principal motivo de tê-las tirado agora e escolhido o Norte, mais precisamente o Pará, para passa-las. Estou me preparando para esta viagem, como o criminoso se prepara no corredor da morte para o dia da sua execução. Muito já chorei por causa dela e, com a proximidade desta data, cada vez mais a ficha vai caindo e me de deixando ciente que, vou passar a viver muito longe da pessoa que mais amo nessa vida, minha filha Júlia. Morando comigo a a um ano, eu já estava me acostumando a tê-la sempre por perto, com seus questionamentos intermináveis, sua alegria e o seu carinho. Uma parceira, uma grande amiga. Me ajuda nas tarefas de casa, enche de luz os meus dias, mas infelizmente vai morar com a mãe em Belém. Separado a cinco anos da sua mãe, nunca deixei de estar sempre muito perto dela, mesmo antes de ela vir morar aqui. Então vocês devem imaginar o quanto difícil pra mim, será essa separação. Conto com o poder dessa rede, com o MSN e outros recursos, para amenizarem os dois mil kilômetros que vão nos separar a partir de fevereiro.

Chegando em Belém, será a hora de ajeitar sua vida por lá. Junto com sua mãe Cynthia, natural daquela cidade, vamos tomar as devidas providências para deixá-la bem acomodada. Escolher sua escola, efetuar a matrícula, comprar o material e fardamento, contratar o transporte escolar. Quero também ver de perto onde ela vai morar, ter mais alguns dias ao seu lado, na tentativa de deixar claro pra ela que isto é uma fase e que, com certeza Deus irá nos mostrar na frente o caminho, onde novamente estaremos juntos para trilhá-lo. No entanto, embora o sofrimento seja incalculável, voltarei de lá tranquilo, na certeza que estará cercada por pessoas que a amam e que só querem o seu bem. Não posso deixar de citar aqui, a mãe maravilhosa que é a minha amiga Cynthia, que, com certeza, fará de tudo, na medida do possível, pra me fazer participar, mesmo de longe, da vida e evolução da nossa querida filha.

Como nem tudo é tristeza, também vou aproveitar pra fazer um pouco de turismo em Belém. Conhecer melhor a cidade já que, a única vez que fui lá, foi muito corrido e não deu pra muita coisa. O que mais estou ansioso, é pelo dia que passarei no Ver o Peso e pesquisarei ainda mais sobre os sabores e segredos da culinária local, que sempre dão uma ótima referência da cultura de um povo. Depois, vou descer para o sul do estado, a doze horas da capital, para Canaã dos Carajás. Lá, passarei alguns dias com o meu grande amigo, irmão e compadre Zé Filho. Funcionário da Companhia Vale do Rio Doce, há muito Zé foi transferido pra lá. Desde então, nos vimos muito poucas vezes. Apenas em algumas das suas poucas visitas à Bahia, quando deu pra conciliar nosso encontro. Minha afilhada Jade, sua primogênita, que saudade, já está virando uma mulher e, não fosse pelas fotos que eles me mandam, teria eu ainda na cabeça, a imagem daquela menina de uns cinco anos que vi partir. Conhecer seus outros irmãos, os gêmeos Igor e Hugo, que só vi no berço com poucos dias de nascidos. Pelas notícias que tenho, são duas espoletas. Como se diz na Bahia, dois meninos retados. Com certeza vou matar as saudades da minha comadre Jane, das nossas conversas da madrugada na mesa da cozinha, onde quase sempre, enquanto Zé trabalhava madugrada a dentro na mina de ouro em Teofilândia-Ba, "picávamos o pau" nele e nas suas loucuras. Bons tempos aqueles. E os churrascos que fazíamos? Espero que dê pra matar um pouco de tanta saudade.

Lá perto, em Parauapebas, tenho também os queridos amigos, Cícero, Aninha e Verena, a quem também vou fazer uma visitinha. Estes, vi a menos tempo já que Cícero e Ana vieram no Natal e Verena no São João passado. Enfim, no meio de tanta tristeza, só mesmo os amigos para nos trazerem alento, alegria e conforto.

Voltando a falar sobre o blog, nestes dias de ausência, gostaria de saber que meus resignados leitores, continuam passeando por aqui. É por isso que farei esta retrospectiva, deixando links pra post anteriores, como uma forma de fazer que o meu blog, não se sinta abandonado, deixado de lado. Tais links, como os leitores já devem ter percebidos em todos os links aqui, estarão sempre grifados e na cor vermelha. Quando comecei a escrevê-lo não podia imaginar onde ele ía dar. Queria falar sobre tudo, minha vida, minha vontade de ser poeta, experiências de vida, minhas opiniões, crônicas e qualquer outra coisa que viesse à cabeça. Assim, contei muita coisa que vivi. Como as viagens loucas que fiz a Olinda, capítulos I e II e São Paulo, I, II, III, IV, V e Correção. O inicío de minhas experiências profissionais e de uma amizade de vida com meu compadre, amigo e irmão, Ray Vianna, contadas na série Ilha do Pirata, I, II, III, IV, V, VI e VII. Eu, que nunca havia escrito um poema antes, pelo menos não sem ter como muleta a base de uma melodia e, depois de mais de quinze anos sem escrever, publiquei aqui o primeiro deles: Saudade. Daí em diante me arrisquei mais e fiz um bocado de bobagens que agrupei no marcador Poemas. Tem alguns que eu até gosto.

Fiz também outras viagens. Gosto muito das crônicas, Reservado Para Idosos, Gestantes e Deficientes, As Voltas Que o Mundo Dá e Quando o Destino quer..., gosto também dos cordéis. Emiti opiniões sobre assuntos diversos, cidades, política, acidentes, literatura, turismo, dentre outros assuntos. Contei as histórias de como comecei a cozinhar, quando saí da casa de meus pais pra morar em Salvador e outras aventuras. Lavei roupa suja de família com meu irmão Edmundo, I, II, III e IV, lavagem essa interrompida porque ele parou com o blog para dedicar-se a escrita de um livro, enfim, de tudo um pouco coloquei aqui. Ou melhor, ainda pra ser mais exato. Coloquei aqui um pouco da minha vida e é ela que divido com vocês a cada post. Nada daqui existiria se não fosse pelos meus grandes amigos, pelos meus ídolos, aqui incluído todos os blogueiros que leio quase que diariamente e que, em sua maioria encontram-se aqui linkados, outros com certeza virão, pelos corajosos e pacientes leitores e se não fosse pelas minhas viagens em cima das outras viagens que leio, ouço e assisto.

Na esperança de voltar logo e de até poder dar uma publicadazinha nas férias, deixo um grande beijo para todos!

Adriano Carôso

4 comentários:

.leticia santinon disse...

Boas férias Adriano.

Que dê tudo certo na mudança de sua filha e que você aproveite muito bem seu descanso.

Aguardo seu retorno blogueiro, não demore.

beijo

Anônimo disse...

Oi Adriano,

Vim conferir o seu post com as referências dos seus textos mais antigos. Isso é que é bacana entre os blogs, aprender novas formas de postagens. Já vi isso em outros blogs também, porém de uma outra forma. Jamais entenderia o seu comentário como um pedido de autorização, afinal não sou a única dona dessa idéia (todos nós somos de alguma forma, quando linkamos postagens antigas, seja através de textos ou menus).

Ah e que bom que cheguei a tempo de desejar uma ótima viajem. Aproveite bem, divirta-se e tire fotos para depois postar. Nossa, você viaja bastante heim! Mas viajar é uma das melhores coisas da vida mesmo! Também me sinto feliz por ter a oportunidade de viajar durante as férias.

Sobre o Meme, é uma proposta de post que alguém indica para você e em seguida, você responde de acordo com o que foi pedido no enunciado. E para finalizar, você indica mais outros blogs para participar (tudo de acordo com a regra do meme). Se você quiser participar de algum daqueles (do "Quatro em um"), fique à vontade. Eu deixei em aberto para quem quisesse. No meu link “Memes”, que fica no tópico “As Classificações”, da minha barra lateral, tem vários exemplos. Quando tiver um tempinho dê uma olhada para compreender melhor como funciona.

Beijos, boa viagem e obrigada pelas referências

Tata - A Moderninha disse...

Nossa Dri, espero que essa viagem organize sua vida e seus pensamentos, que novos mares sejam bem vindos em suas terras.

Não sou mãe, ainda, apenas de três "filhotes" caninos adotados, então não posso dizer sobre o tamanho dessa dor que está ai no seu coraçãozinho devido a separação fisica da sua pequena, mas através do seu relato imagino que deve ser um misto de saudade com perda com amor com carinho com lembranças com choro com grito com abraços com adeus....

Só sei que dói quando laços se rompem, que dói furar o dedo quando menos se espera, que dói a despedida seja qual for a situação!!!

Aproveite bem essa viagem meu amigo, aproveite para trocar energias, construir novas lembranças e mostrar para a sua pequena o tamanho do amor que esse pai tem.

Bom, eu adoro tirar fotos, não sei quanto a você, então é uma dica que deixo para ti...Registre cada paisagem diferente mesmo que seja dois velhinhos jogando xadrez em uma praça, tire fotos de todas as caretas e poses da sua pequena, de todas as pessoas que reencontrar, visite lugares novos e coloque muita paz no seu coração!!!

Sei que sua despedida com a pequena não é o fim, mas é o inicio de longas noites de saudade!!!

Boas férias e tomará que vc volte bem inspirado para criar novos poemas de tudo que sua memória conseguir captar!!!

Belo pôr-do-sol para ti meu amigo!!

Mil beijokasssssssssssssssss da sua fã, ou melhor, maluca adorável!!..rsrs

Anônimo disse...

pós impressionante. Realmente gostei de ler seus posts.