quarta-feira, 18 de julho de 2007

A TRAGÉDIA ANUNCIADA

Chocado, estarrecido, transtornado, de luto e revoltado. Assim amanheceu o povo brasileiro hoje, 18 de Julho de 2007, após o terrível e anunciado acidente ocorrido ontem em São Paulo que, ainda sem números oficiais, deve ter vitimado fatalmente mais de cento e oitenta pessoas. Alguém tem que se responsabilizar por esse caos que se estabeleceu na aviação do Brasil nos últimos tempos. Caos este que embora já existisse, vivia mascarado na irresponsabilidade do governo federal até outro fatídico desastre, a menos de um ano atrás, onde morreram cento e cinquenta e quatro pessoas no desastre com o avião da gol, deflagrar o escândalo para os ouvidos do povo.

Os contralodores culpam o governo, que culpa os controladores, que culpam os pilotos do Legacy que culpam os pilotos da Gol que não podem mais culpar ninguém. Assim, neste empurra empurra de responsabilidades, ninguém trará de voltas as vidas que se esvaíram nestes acidentes, nem amenizar a dor dos milhares de familiares e amigos das vítimas.

Muito se fala que a pista ainda não continha as ranhuras necessárias para a aderência dos pneus do avião na hora do pouso, principalmente em pista molhada, o que permite maior desempenho na freada e a manutenção da aeronave em linha reta. No entanto, acabo de ler no blog de Fernando Rodrigues, jornalista da Folha Online, que as informações preliminares reduzem consideravelmente a hipótese dos supostos defeitos da pista de Congonhas, serem os responsáveis pelo acidente: “O fato de o avião ter continuado em alta velocidade depois de ter atingido o solo –informação pendente de ser oficialmente confirmada com dados da caixa-preta– reduz muito a hipótese de os supostos defeitos na pista de Congonhas serem os únicos possíveis causadores da tragédia. Quando o avião derrapa por deficiência da pista quase sempre ocorre uma mudança imediata na trajetória em solo. As informações preliminares (atenção: preliminares!) dão conta de que o Airbus da TAM seguiu em linha reta até praticamente o final da pista, sem frear nem perder a direção.” A verdade é que, há dois dias atrás, um pequeno avião da empresa Pantanal derrapou na mesma pista sem maiores proporções. Não teria sido um aviso, um sinal?

É sempre assim, as informações são totalmente desencontradas e depois de muito estardalhaço tais tragédias caem no esquecimento sem a punição dos verdadeiros responsáveis. Até quando amargaremos esta situação?

Não me acho no direito de responsabilizar ninguém, até porque não tenho conhecimento técnico para tal, mas acredito que a postura do governo federal tem sido omissa, irresponsável e incompetente. O descaso para com os controladores de vôo, função de extrema responsabilidade já que lidam diariamente com milhares de vidas, que trabalham em condições adversas e recebem um péssimo salário é um destes indicativos. Isto não é novidade nenhuma. Veja a polícia de todo o Brasil, formada de elementos despreparados, ganhando misérias e que, em muitos casos, acabam virando pro lado crime, ou seja, fazendo exatamente o contrário do que deveriam fazer, para aumentar os parcos proventos e melhorarem a situação da família. De quem é a culpa? O governo alega que os cofres públicos não suportam aumentos nos gastos para realizar tais ações. Perguntamos então: de que cofres vieram os bilhões investidos para a realização do PAN? De que cofres saíram os milhões e milhões surrupiadas pela quadrilha da Construtora Gautama? De onde saíram os milhões do mensalão que o próprio governo usou para manipular os votos e apoios de parlamentares? De onde saiu o dinheiro que reformou o sucatão (termo usado pelo nosso presidente referindo-se ao avião presidencial)? De onde sairá a fortuna que cobrirá o recente aumento de quase 100% dado aos parlamentares e toda a corja de beneficiados que os rodeiam? Além de incontáveis outros absurdos.

Vi estes dias na televisão, um popular falando sobre o orgulho de ver o Brasil sediando uma competição de tamanha importância internacional como os Jogos Panamericanos. Até que teria o mesmo orgulho se não tivesse no nosso Brasil, milhões de pessoas morrendo na filas do SUS. Milhões de crianças nas ruas roubando, pedindo, se prostituindo sem direito à saúde ou educação. Se não saíssemos de casa todos os dias apreensivos, com medo de tudo, sem saber se vamos voltar. Se milhares de conterrâneos não revirassem os lixos urbanos em busca do alimento para matar sua fome. Se nossas estradas não matassem milhares por dia por causa de seus buracos, sua falta de sinalização e conservação mesmo que o povo pague um absurdo de impostos para mantê-las (mesmo assim a solução do governo é entregá-las nas mãos das empreiteiras que pagam propinas e propinas com o dinheiro do nosso pedágio), e etc, etc, etc. Aí eu me orgulharia do PAN e das medalhas do Brasil. Nesta situação porém, não vejo motivo de orgulho nenhum, apenas de revolta e vergonha.

Quantos acidentes serão necessários para que uma providência sensata seja tomada e o problema definitivamente resolvido. Quantas vidas teremos de perder, quantas lágrimas verteremos em vão?

O governo declarou luto oficial de três dias em homenagem às vidas perdidas no acidente da TAM. Esta é a providência do nosso presidente até o presente momento, além, é claro, de cancelar sua agenda recente. Uma lástima, uma vergonha.

Meus sentimentos mais sinceros às famílias que perderam seus entes queridos. Aos desencarnados, que estes encontrem a paz aonde estiverem agora, porque aqui na terra, principalmente no Brasil, está muito difícil.

Nenhum comentário: