segunda-feira, 9 de abril de 2007

PREGUIÇA DE BAIANO - A REDE

"As vezes, sinto uma vontade imensa de trabalhar, aí vou prum canto quietinho, fico lá deitadinho, esperando a vontade passar"





Doca era uma baiano da gema, desses que ficam retados quando são chamados de preguiçoso. Tudo bem que ele gostava de uma maré mansa de vez em quando mas dava um duro danado, não achava justo tal rótulo. Tudo culpa de Dorival Caymmi, baiano dos mais ilustres, que com seus versos descansados deixou a gente com essa fama terrível em todo o brasil. Fama sem proveito, porque de preguiçoso o baiano não tem nada. É claro que o clima quente dos trópicos, os abençoados quilômetros de praias lindas e paradisíacas que temos, fazem do baiano um povo malemolente, nunca preguiçoso. Acreditem ou não o baiano trabalha e trabalha muito. Mas isto é uma outra história. Viemos aqui falar de Doca e da rede. É que ela virou o símbolo da “preguiça” baiana. Quem não gosta de dar uma relaxada numa delas. Quem não gosta de tirar aquela sesta após o almoço. Baiano, paulistas, cariocas, gaúchos, pernambucanos, cearenses, enfim, todo mundo gosta da rede.

O que Doca nunca imaginou ser possível, é fazer amor na rede. Já tinha ouvido várias histórias de pessoas que diziam ter feito mas nunca acreditou. Achava conversa mole de gente que gosta de contar vantagem. Ele mesmo nunca tinha provado. Um dia, apaixonado que tava por uma gatinha, dessas que viram furacão na hora do bem bom, se viu numa situação que era a rede ou nada. É claro que ele escolheu a primeira. Achou incômodo, esquesito, mas amou. Não pela rede em si, mas pela companhia. A rede se tornou um mero detalhe ofuscado pela pessoa que estava ao seu lado. Contudo jamais poderá esquecer das duas. Da rede e da gata. Por mais que te doessem as costas, por mais que te marquessemm os joelhos, por mais que se sentisse estranho e desconfortável, Doca nunca havia chegado aos lugares que aquela experiência na rede o levou. Até pra dizer que é ruim é preciso provar. Foi o que Doca fez. Não se arrependeu. Se alguém disser que é ruim, vai comprar briga com o cara. -O problema não tá na rede, tá na pessoa que deitou com você nela. Isto eu posso garantir. Quero ver achar ruim um tcheco-tcheco com uma gata daquela?

Ele nunca vai esquecer da rede, muito menos da mulher que lhe proporcionou aqueles momentos mágicos, extasiantes. Cara de sorte este Doca.

Os versinhos acima, ao lado da foto, são de autoria desconhecida. Muito populares na Bahia.

Nenhum comentário: