quarta-feira, 11 de abril de 2007

O ORÇAMENTO DA BAIA

Dedicado à Luciano de Nardi, o Gauchinho.








Eu vou contar pra vocês
Uma pequena história
Que lembro de quando em vez
Sempre trago na memória

O causo que agora conto
Me deixa entristecido
Porquê, sem aumentar ponto
Foi ingratidão de amigo

Um sujeito macanudo
Eu chamaria retado
As vezes um tanto posudo
Um pouco cabra safado

Morando num apartamento
Que mais parece um ovo
Me serviu de alojamento
Ele hospedou-me de novo

Como bom anfitrião
Agindo na boa norma
Me falou da intenção
De fazer uma reforma

Para aquecer o frio
Queria botar lareira
De estômago vazio
Pensou numa churrasqueira

Eu, grato pela hospedagem
Logo quis colaborar
Cheio de camaradagem
Comecei a planejar

Fui tirando as medidas
Calculando os valores
Arquitetando as saídas
Para os dutos exaustores

Fiz tudo de boa vontade
É isso que não me conforma
Parti com seriedade
Pra orçar a tal reforma

Dei uma pausada branda
Sem problemas, sem estragos
Saímos para uma banda
Paquerar, tomar uns tragos

Circulamos pelos bares
Da linda cidade, em paz
Tragando e flertando olhares
Voltamos pra casa gambás

O gaúcho foi dormir
Fui então pro meu intento
Desperto não desisti
De fazer o orçamento

Sou assim determinado
Faça sol ou chuva caia
Mas estava acabado
O orçamento da baia

O dia já clareava
Me deitei pra descansar
Enquanto ele acordava
Disparando a reclamar

Falou muito da zoada
Que fiquei de luz acesa
Deixei desorganizada
A estante e a mesa

Me levou para almoçar
Cheio de sono e ressaca
Inda veio criticar
Que meti o pé na jaca

O pior de tudo isso
Que me deixou sem defesa
Dispensou o meu serviço
Contratou uma empresa

Só consegui perdoá-lo
Já muito tempo passado
Pois voltei a visitá-lo
Com o ap reformado

Ele acendeu a lareira
Pra esquentar nosso elo
E na nova churrasqueira
Fez um fla-flu pra banguelo








Glossário Regionalista

Macanudo: Bom, legal, maravilhoso.
Retado: A depender do contexto pode ter várias acepções. Nervoso, chateado, corajoso e muitas outras. Neste caso é um sinônimo de macanudo.
Cabra safado: Assim como retado tem vários significados. Pessoa pirracenta, brincalhona, que gosta de sacanear os outros, desonesto(o que não é o caso do Gauchinho), e etc.
Uma banda: De "dar uma banda". Sair passeando pela cidade.
Tomar uns tragos: Beber(com álcool, é claro).
Gambás: Bêbados
Baia: Pequeno compartimento em que se recolhem os animais. Alguns gaúchos usam no sentido de casa, moradia.
Pé na jaca: Bebeu demais, abusou dos tragos.
Fla-flu pra banguelo: Churrasco com a carne bem macia. Maiores explicações, clique na foto do churrasco.

Nenhum comentário: