sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

JÁ É CARNAVAL CIDADE!


"Já é carnaval cidade, acorda pra ver..." Estes belos versos do compositor baiano Gerônimo, embora andem meio esquecidos por aqui, me alertaram para o fato que o carnaval de Salvador já começou efetivamente. Pra mim isto acaba sendo um pouco indiferente já que, na maioria absoluta das vezes, sempre vou pro lado oposto da cidade onde a folia acontece. Muitas vezes cheguei ao cúmulo de ir passar o carnaval no Rio Grande do Sul e por isso já fui diversas vezes tachado de maluco. Este ano não deu, se não, uma hora dessas, estava voando a caminho de Porto Alegre. Não tenho nada contra o carnaval daqui, pelo contrário. Acho uma festa linda, sem dúvida o melhor carnaval do mundo, uma manifestação popular, hoje nem tão popular assim haja à vista o preço dos abadás e camarotes, de primeira grandeza. Eu mesmo é que não sou muito afeito à multidões e não gosto muito da maioria das músicas que hoje são tocadas a pretexto de música de carnaval. Sinto uma saudade danada da época do frevo, de Moraes Moreira, Armandinho Dodô e Osmar e cia ltda. Enfim, estou ficando velho. Como esquecer de "Chame Gente": "Ah, imagina só, que loucura essa mistura, alegria alegria é um estado que chamamos Bahia....". Esta música, que se não estou enganado é de autoria de Armandinho e Moraes Moreira, embora na pesquisa que fiz aqui na net ela apareça como sendo somente de Moraes. Tem até um maluco que credita a música como do Asa de Águia. É impressionante a falta de respeito que o brasileiro tem com a autoria. Bem, voltemos ao carnaval...Como ía dizendo, esta canção é pra mim e maior definição do carnaval de Salvador. Confira a letra abaixo.

Hoje(ontem) me dei conta do início da festa ao sair do trabalho pra casa e ver a imensa quantidade de pessoas vestidas com seus abadás a caminho da Barra, onde o pau quebra até a quarta-feira de cinzas. Não sinto a menor inveja mas admiro a disposição dessa turma. Vejo também a cidade abarrotada de turistas que enlouquecem nos dias da festa e quase sempre voltam nos anos seguintes. Tudo isso é muito bom. A cidade fica com uma cara ótima, alegre, bonita e convidativa. Talvez até eu me arrisque um dia. Um amigo me prometeu dois camarotes boca livre pra segunda-feira. Se rolar quem sabe eu vá. Senão, não faltarão amigos se esbofeteando por eles.

Quero mesmo é aproveitar pra pegar uma praia se São Pedro deixar. Começou a chover torrencialmente e pelo visto o tempo não vai abrir tão cedo. Aproveito também pra lembrar: não esqueçam da camisinha.

Chame Gente

Ah!, imagina só
Que loucura essa mistura
Alegria, alegria é o estado
Que chamamos Bahia
De Todos os Santos, encantos e Axé,
Sagrado e profano o baiano é carnaval
Do corredor da história,
Vitória, Lapinha, Caminho de Areia
Pelas vias, pelas veias, escorre o sangue e o vinho,
Pelo mangue e o Pelourinho
A pé ou de caminhão não pode faltar a fé,
O carnaval vai passar
Da Sé ao Campo-Grande
Somos os Filhos de Gandhi, de Dodô e Osmar
Por isso chame, chame, chame, chame gente
Que a gente se completa enchendo de alegria
A praça e o poeta
É um verdadeiro enxame, chame chame gente
Que a gente se completa enchendo de alegria
A praça e o poeta !

4 comentários:

Nanda Nascimento disse...

Ai que engraçado, Bh está quase vazia, e como diz o locutor da Bh fm: " Quem sair por último apague a luz".
Nos anos anteriores Carnaval para mim, era sinônimo de praia, como a praia se antecipou para o mês de janeiro,irei pra o meio do nada, ficarei bem longe da muvuca das cidades do interior de Minas e irei curtir o sossego entre amigos, bom demais!

Beijos e flores!!

Nanda Nascimento disse...

Ai que engraçado, Bh está quase vazia, e como diz o locutor da Bh fm: " Quem sair por último apague a luz".
Nos anos anteriores Carnaval para mim, era sinônimo de praia, como a praia se antecipou para o mês de janeiro,irei pra o meio do nada, ficarei bem longe da muvuca das cidades do interior de Minas e irei curtir o sossego entre amigos, bom demais!

Beijos e flores!!

.leticia santinon disse...

É muito interessante ler obre alguém que mora em Salvador como é o carnaval daí, e melhor, ler que o cidadão nem gosta tanto assim dessa festa. Gostei muito do post.

Aqui em SP é sempre igual, as pessoas se desesperando para irem a praia, quem fica em casa se sente deprimido e os mais aventureiros se aprontam para passar o carnaval exatamente aí, na Bahia. Talvez um dia entenda a loucura das pessoas nessa época do ano...ou não.

Anônimo disse...

Olá. Sou baiana e nunca gostei de carnaval: acho a festa linda, mas, assim como você, não sou muito fã de multidão. Nunca fui pular carnaval em Salvador. Há 6 meses, estou morando em Porto Alegre. Hoje, ao lembrar que em Salvador já é carnaval, a vontade de estar ai foi enooooooorme. O que é que a saudade não faz? Hoje, eu ouviria até Psirico, na Barra, feliz da vida! rsrsrs