sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

COZINHAR FAZ BEM

Na Diversão...


Eu adoro os finais de semana. Primeiro porque tem a folga semanal do meu estressante trabalho, envolto em números, cifras, clips e papéis, e, principalmente, porque neles, posso exercer a minha mais fervorosa paixão: cozinhar. Quase sempre assumo o fogão nos sábados e domingos e isso me dá um prazer inenarrável. Convidar os amigos, inventar novas receitas e confraternizar, é realmente muito bom. Renova minhas energias e me deixa pronto pra mais uma segunda, outro dia que adoro, ao contrário da maioria das pessoas.

Amanhã é sábado e já me encontro pensando em qual cardápio irei trabalhar. Talvez uma massa, uma moqueca, um prato exótico, ainda não sei. Só sei que amanhã vou acordar cedo para ir à feira, local onde normalmente decido o prato principal, enquanto seleciono os melhores ingredientes. Costumo falar que o prazer de cozinhar começa na feira e termina na pia após lavar os pratos, outra coisa que gosto muito de fazer. Acredite quem quiser. Quem me conhece sabe que não estou mentindo.
Moqueca de Polvo e Camarão que preparei no carnaval 2007

Neste último natal, passei com a família na casa da minha irmã em Teofilândia, interior da Bahia. Família grande por natureza consideravelmente aumentada pelo grande número de agregados que passaram a noite conosco. Assumi o já tradicional peru, que preparei à base de ervas aromáticas, vinho branco e suco de laranja e um bacalhau denominado Bacalhau à Monosa. Uma receita própria, nascida a partir de uma conversa que tive com o querido amigo Adolfo, colega do curso de cozinheiro que fiz no Senac, na Casa do Comércio aqui em Salvador. Terça à noite, com meu sobrinho João Paulo, o mais novo de Sílvia minha irmã, outro que está se apaixonando pela arte de cozinhar, fizemos um rodízio de pizzas que que deixou com remorsos aqueles que vinham prometendo dieta para 2008. Foram dez pizzas ao todo, dos mais variados sabores.
João Paulo. Seguindo os caminhos do tio.


Com meu cunhado Moisés e as pizzas do rodízio

No ano novo, fui para Itapema, uma paradisíaca praia próxima à Santo Amaro da Purificação, onde preparei uma imensa moqueca de camarão com direito a catado de aratu na entrada. Segundo diria Moreira, outro apaixonado pelo fogão, nem cachorro come. Como é que come se não sobra?

Sou daqueles que gosta do próprio tempero e embora tenha crescido ouvindo Mame Blue falar que elogio de boca própria é vitupério, não me canso de gabar o meu próprio pirão. Sem nenhuma modéstia, gosto muito do que faço.

Por causa dessa paixão, que começou cedo e por necessidade, hoje tenho este blog. Houve uma época que eu achava que blog era coisa de desocupado e nunca tive a intenção de ter um. No entanto, meu irmão Luciano e sua esposa Valéria, me convidaram para postar umas receitas no blog dos dois, o Cozinhar Faz Bem. Lá comecei a estrapolar a receita simples e pura e escrevi alguns textos sobre o assunto. Foi a conta. Tomei gosto pela coisa e hoje estou aqui interagindo neste mundo maravilhoso, que tanto tem me ensinado e me conquistou de cheio. Hoje meu blog é minha nova paixão. Eepero que o fogão não fique com ciúmes. No meu coração tem lugar e carinho para os dois. Bom final de semana a todos e, é claro, bom apetite!

Salmão a Lyce - Uma das últimas invenções

7 comentários:

Tata - A Moderninha disse...

Noosssaaaaaaaaaaa
Eu ODEIO cozinhar, odeio cheiro de óleo..eca....rsrss..eu só gosto de comer...ops!!!!

Mas olha meus Parabens sua moqueca está com uma cara ótima....senti até o cheirinho.....

Adorei seu blog...

Podemos trocar links?!! Assim serei visita constante...(minha memoria não é nada boa..rs)

beijo grande

Ahhhhhhhhh eu adorei seu comentario sou a maluca adoravel..rsrsrs

beijo de novo

RAINHA MAB disse...

Adriano!!! Convide a gente pra comer na sua casa

Jacinta Dantas disse...

Que maravilha,
seu espaço é muito gostoso de ficar.E saber preparar as delícias que nos alimentam é, para mim, uma arte. Parabéns, pelo blog e pela sensibilidade.

Um abraço

Jacinta

anjobaldio disse...

Essa moqueca me deixou com água na boca. Adoro esses frutos do mar. Valeu pelas visitas lá no anjo baldio, grande abraço.

Nanda Nascimento disse...

Adriano pena que vc mora tão longe, vc fez um dos pratos que eu mais amo, moqueca e está lindo por sinal.

É raro ver um homem apaixonado por cozinha, é de tirar o chapéu!
Também curto muito cozinhar mais sou nova no ramo, tenho muito que aprender e experimentar!

Ah, o dália voltou tá!

Beijos e flores!!

Anônimo disse...

Ahh eu também adoro cozinhar.
Mas preferencialmente pratos diferentes. rs

Aliás, eu acho que tem muito homem por aí que cozinha melhor do que algumas mulheres.
E isso de você ir até a feira, escolher bem os ingredientes e depois preparar com avental e tudo, é muitoo legal!


Adorei o post!

Beijoos

CL disse...

Adoro cozinhar, e saber que ainda existem homens com esse dom, eu juro, se eu achar um eu caso!!!


Que delicia essas fotos e seja bem vindo a minha cafeteria MINEIRA!!!