sábado, 14 de julho de 2007

MALA É MALA EM QUALQUER LUGAR

Depois de ter chamado o poeta de mala e sofrer as consequências do meu impensado ato, venho aqui falar de outras malas que muito me incomodam: as malas virtuais, ou malas internáuticas, como costumo chamar. São um chute no saco de qualquer um.

Não precisa citar nomes, deixemos que as carapuças caiam em suas respectivas cabeças, se é que tais cabeças existam.

Não entendo como uma pessoa perde horas e horas na frente de um computador mandando e-mails de correntes que ajudam a disseminar os endereços eletrônicos para os distribuidores de vírus, numa progressão geométrica de razão elevadíssima, acreditando que seu desejo se realizará em dez minutos ou então acontecerá o contrário por ter quebrado a tal.

Outra chatice são as mensagens de amor, auto-ajuda, amizade e tantos outros temas que no fim das contas possuem a mesma finalidade das tais correntes. Se quiser mandar uma mensagem para alguém seja original e escreva você mesmo. Caso não goste de escrever escolha uma mensagem que tenha a ver com o destinatário e mande apenas pra ele. Se quiser mandar pra mais de uma pessoa, principalmente se elas não se conhecerem, tenha o cuidado de enviar através de cópia oculta. Um e-mail é como um telefone ou um endereço. Só quem tem o direito de dar é o seu dono, não podemos sair por aí divulgando aos quatros ventos algo de cunho pessoal, desrespeitando a privacidade de outrem.

Já não bastam os inúmeros spans que recebemos por dia, os e-mails que os intrusos nos mandam com vírus disfarçados em tantas formas e facetas? Será que ainda precisamos dos amigos para aumentar esta lista de inconvenientes que nos fazem perder o nosso precioso tempo filtrando o que presta e o que não presta na nossa correspondência eletrônica? Claro que não.

Outro lugar onde as malas reinam soberanas é o orkut. Quantas pessoas que você nunca viu ou ouviu falar te pedem para adicioná-las. Alguns que você até conhece te adicionam, acho que só para aumentarem o número de "amigos", sem nenhum aviso prévio, sem um scrapzinho sequer, mas nunca mais te mandam um recado ou interagem de alguma forma. Sem contar os que ficam mandando propagandas dos mais variados produtos, festas e etc. Não que eu ache um absurdo mandar um scrap para quem não se conhece, afinal quem entra no orkut sabe que estará exposto ao mundo, apenas esperamos que as pessoas tenham um mínimo de desconfiômetro e sensatez.

Tudo depende da forma como se aborda ou o que se quer com aquela pessoa. Por acaso você fica parando na rua um desconhecido pra dizer amenidades ou fazer comentários íntimos? Pois é, no orkut também deveria ser assim. Eu mesmo já mandei mensagens para desconhecidos. Uma vez elogiei o texto de uma menina que, através do perfil de uma amiga muito querida, acabei visitando o seu. Mesmo com uma abordagem discreta e elogiosa a resposta não foi das melhores. Ontem achei no orkut o perfil de uma jornalista da qual sou um grande admirador. Uma menina talentosa e culta, apresentadora de um programa de entrevistas numa rádio de Salvador cujo conteúdo é dos mais interessantes. Não resisti à tentação de mandar um scrap elogiando o programa e o seu trabalho. Desta vez fui melhor entendido e recebi uma resposta carinhosa.

Pois então, não sou o corretinho do pedaço, mas estou longe de ser aquilo que chamo de mala internáutica. Pelo menos é o que acho. Se alguém não concorda comigo que exerça o seu direito de resposta.

Nenhum comentário: