sexta-feira, 13 de julho de 2007

OS PRESENTES

Ontem fui comprar um presente pra minha filha dar a uma coleguinha que fazia aniversário. Na dúvida do que levar, dentre as várias opções, fiquei inclinado em comprar o mais barato. Na verdade, por uma grande coincidência, aquele que mais gostei, era exatamente o de menor preço.

Aí me peguei com um pensamento estranho e repulsivo. Será que a família da menina não iria reparar o valor de tal mimo? Nunca valorizei um presente pelo seu valor material e sim pelo grande significado do ato de presentear. Significa que alguém, em algum momento, por algum motivo, lembrou de você com carinho. Este sim é o grande valor do presente. Principalmente aqueles que são dados fora das datas comemorativas como aniversário, natal, etc. Pra falar a verdade, os presentes que mais fundo tocaram o meu coração, foram singelas lembranças de muito pouco valor material mas de infinito valor pro meu íntimo. Ora, se a família não gostasse, problema dela. Era de coração que estava comprando. Não o mais barato, mas aquele que mais gostei.

Minha mãe conta um caso interessante, história verdadeira. Não vou citar nomes mas a coisa aconteceu assim. Certa feita, uma mulher mostrava a uma amiga os presentes que seu filho recebeu na festa de aniversário da véspera. De um em especial ela falou com muito desdém. Era uma gravatinha borboleta. - Como é que se dá uma coisa destas a uma criança? Uma porcaria! Acontece no entanto que a dita cuja esqueceu do comentário infeliz e mandou para o filho da mesma amiga, meses depois, quando este fazia aniversário, o mesmo presente que desdenhara no passado. Não que a amiga concordasse com ela mas ficou indignada com a situação. Foi assim que guardou o presente e devolveu ao filho da moça no aniversário seguinte. Bem feito!

“Cada presente de um amigo é um desejo por sua felicidade” Diz Richard Bach no seu livro “Longe é Um Lugar Que Não Existe”. É uma verdade profunda. É preciso valorizar o ato de presentear. Não importa o preço do presente mas a sinceridade de quem o deu. Por isso, ao receber uma lembrancinha, não deixe de agradecer e de ficar muito feliz.

Nenhum comentário: