sábado, 14 de julho de 2007

Ó PAÍ Ó - Rapaz! Neto retô!

Depois de assistir por duas vezes ao filme Ó Paí Ó, não pude deixar de escrever umas palavras sobre minhas impressões. Extremamente tocado, emocionado em demasia, não sei se tenho condições de ser imparcial nesta crítica, até pelo simples fato de ser baiano e amar profundamente a Bahia.

Um retrato fiel de Salvador, ou de pelo menos uma parte significativa e importante da cidade, o filme une humor e drama com total equilíbrio. Dos risos às lágrimas bastam segundos de projeção.

Não tive o privilégio de assistir ao espetáculo teatral que deu origem a película, homônimo, encenado pelo Bando de Teatro Olodum, que emprestou alguns atores para esta montagem. E por falar em atores não há como não destacar as excelentes atuações de Lázaro Ramos, Wagner Moura e Dira Paes. Na verdade, procure um ator com um fraco desempenho no filme. Desafio àquele que encontrar.

A forma como o jeito de falar do baiano, daquele baiano que habita o Pelourinho e suas adjacências, é caricaturado é de extrema perfeição. Quando andamos nas ruas da nossa cidade ouvimos tais expressões por todos os cantos.

A trilha sonora é maravilhosa. Os adjetivos seriam intermináveis para quem, embriagado que está com tamanha emoção, não tem a menor condição de falar sobre nada. Quanto mais sobre um filme de tamanha grandeza.

Parabéns aos autores, diretores, atores, técnica, empresários e todas as pessoas envolvidas neste projeto. Um presente para a Bahia e para o Brasil. Sei que o filme vai agradar brasileiros nos mais longínguos lugares, mas com o verdadeiro baiano, aquele que conhece a terra e seu povo no âmago da sua cultura, será difícil empatar.

Agora, escrevendo estas linhas lembrei de um reclame, que sempre ouço na Rádio Metrópole aqui de Salvador, de uma determinada copiadora. É o diálogo de dois baianos bem típicos, falando das façanhas do proprietário e das vantagens da sua loja. Pena que não sei como extrair este áudio e disponibilizar para os leitores. O começo, que me chamou muita atenção e retrata o falar dos meus conterrâneos além do meu próprio, diz assim:

- Rapaz! Neto retô!
Assista ao trailler do filme. O vídeo está disponibilizado
neste blog.

2 comentários:

Anônimo disse...

blog desativado???? Onde está aquela frequencia de prosas e poesias?,,

Adriano Carôso disse...

Prezado(a)

Nos últimos dias não tenho tido tempo de publicar novas postagens em função de compromissos profissionais. Preciso ganhar o pão de cada dia. O blog continua ativado e em breve voltarão as publicações. Obrigado pela participação.