sábado, 29 de março de 2008

RETOMANDO A ROTINA

Hoje acordei com uma vontade danada de armar um almoço pro domingão. Fazer feira e cozinhar para os amigos. Garantia de final de semana feliz e descontraído. Foi aí que me dei conta que desde 09 de fevereiro, quando entrei de férias, não passo um final de semana sequer na minha amada Salvador. Então resolvi tirar a diferença.

Bem cedinho fui à feira onde comprei os ingredientes para fazer um bom sugo. Fiz logo um montão. Quatro litros. Aí congelo em vasilhas pequenas de 250ml e vou usando à medida da necessidade. Acabo de tirá-lo do foge e peneirá-lo. Que cheiro maravilhoso! Estão sentindo?...Enquanto o sugo cozinhava, já que ele demora bastante em fogo bem baixo, umas três horas mais ou menos, fui deixar meu sobrinho no aeroporto e aproveitei na volta para passar no mercado de peixes em Itapoã("Um velho calção de banho, um dia pra vadiar...."Vinícius de Moraes) onde comprei um quilo e meio de camarão fresco pistola, daqueles que vai da ponta do dedão à ponta do indicador, e um quilo de polvo pescados nesta madrugada. Estava se definindo aí o cardápio: talharim ao alho e óleo com molho de camarão e de polvo à parte para que cada um escolha o seu predileto. Para os que não forem chegados à frutos do mar, farei um canelone recheado de carne ao sugo com queijo parmesão gratinado ao forno. É assim que gosto, passo o sábado fazendo os preparativos prévios para que no domingo, não fique muito tempo preso na cozinha e possa compartilhar da presença dos amigos que chamei. É claro que uma bruscheta de entrada não poderia faltar e, sendo assim, já comprei um Merlot, Reservado da Concha Y Toro e, amanhã ninguém passa da porta para dentro da minha casa se não estiver portando algo de qualidade semelhante. É pegar ou largar. O pior é que até agora ninguém que eu chamei largou. Tá todo mundo pegando.

Parei um minuto para descansar e aproveitei para escrever estas breves linhas. Contudo, na cozinha me esperam os camarões para serem tratados, o polvo para cozinhar(tem que ter a manha para ele não endurecer feito chiclete, explico isso na receita da moqueca de polvo com camarão, a sobremesa a ser feita e ainda por cima o fígado que vai garantir minha barriga cheia hoje pra aguentar o tranco na cozinha.

Espero que todos tenham um final de semana maravilhoso. O meu, embora com um programa extremamente caseiro, promete ser muito bom.

2 comentários:

Unknown disse...

Aiiii...
Que inveja dos teus amigos que estão aí pertinho!!!
Massa e frutos do mar? Minha perdição neste planeta!
Amo os dois... e combinados com um Concha Y Toro... Meu Deus!
Bom domingo, Adriano!
O almoço, tenho certeza que será di-vi-no!
Bjinhos.

Éverton Vidal Azevedo disse...

Caramba... ler seu texto me deu uma fome danada. Que vontade de jantar isso aí kkk acompanhado de uma Boèmia bem gelada (combina?) rs.

Abraçao mano.
Inté!