sexta-feira, 16 de maio de 2008

VIAGEM NO TEMPO

Eu nunca gostei muito de fotos, ou melhor, fotos eu amo, o que não gosto é de sair nelas. Não sou nada fotogênico, sempre acho que não fico legal. Eu conheço um grande pintor santamarense, por sinal há muito não o vejo, Zé Raimundo, não lembro o nome artístico que ele usa, que dizia não pintar faces jamais. Ele falava: -Se na foto, que exprime o que a pessoa realmente é, elas reclamam, imaginem na pintura! Zé que me perdoe, mas não concordo com ele. Nem sempre a foto é fiel ao que somos. Já vi muita gente feia em foto que na verdade é bonita pessoalmente e o contrário também. Não falo dos tempos de agora que o Photoshop faz milagres, falo de uma época em que a foto era o que saía do clic e pronto. Não havia manipulação. Mas, como ía dizendo, tem gente que nasceu com o dom de ser fotografado, sai bem de qualquer jeito, não é o meu caso. Por isso, sempre que posso, fujo da mira das lentes.




Acontece que Lorena, do Strange Little Girl, me propôs este desafio de viajar no tempo e resolvi aceitar. Confesso que, encorajado por uma situação inusitada. Certa feita, coisa bem recente, dois anos atrás mais ou menos, uma amiga de longas datas, a Lika lá de Porto Alegre, me apresentou a uma grande amiga sua, Helena. Depois, quando eu já havia voltado para Salvador, ela mostrou a Helena umas fotos do início da nossa amizade. Esta logo falou: -O tempo fez muito bem a Adriano! Eu concordo com ela. Quando vejo minhas fotos antigas, me acho muito pior do que sou hoje. Não que agora eu seja algo que preste, mas antigamente eu era muito pior. Como na foto acima em que eu tinha a mesma idade da minha filha, 08 anos. Foi tirada em 1977. Da esquerda para direita, Luciano(irmão), Valéria(prima), eu(de boné) e Polyana(irmã de Valéria). Hoje, todos pais de família, mas, na época, eu e Luciano, parecíamos duas "libélulas prontas para bater as asinhas".



O tempo passou e eu fui crescendo feito uma vara de bambu: alto, torto e fino. Cheguei a ter os meus 1,82m de hoje pesando 54kg. Eu tinha um tio, que Deus o tenha, Antonio Carlos, que dizia o seguinte: -Adriano, não precisa de raio X, é só botar contra o sol que dá pra ver tudo. Daí nasceram um monte de apelidos: esqueleto, magro, meio quilo, Aline a Muriçoca de Biquini e um monte de outros que não lembro mais, graças a Deus. Cheguei aos meus dezoito anos como nessa foto horrorosa acima na qual estou com Lika(ela está linda, já eu...). Veja se Helena não tinha razão.


Mas, o tempo não perdoa. Vem a idade e com ela os quilinhos a mais, o que no meu caso era até muito bom, não tivessem eles vindo apenas na barriga e no rosto. As pernas continuam parecendo de sabiá, grossas...! Em todo o caso, estou mais satisfeito comigo hoje do que ontem. Não virei um modelo, mas melhorei um tantinho. Esta foto, tirada em São Paulo agora no último 02 de maio, dia em que completei exatamente 39 anos, junto com Patrícia, que por sinal também estava de aniversário nesse dia, e a esposa do meu sobrinho Léo, Laura, no mercado municipal, está aí para provar isto. Tô certo ou tô certo?

14 comentários:

Lorena disse...

Que isso, Adriano, você não está feio naquele foto aos 18 anos não! Acho que vc era até um rapaz bem bonitinho, viu?? hahahaha! mas concordo que uns quilos a mais te favoreceram, sim, e você continua bonitão! =)
E não fala que vc não é fotogênico, eu não acho!
beijos!

Jacinta Dantas disse...

Além das montanhas, das praias(Itaparica e Itapuã), temos mais um ponto em comum. Também sou avessa a deixar-me fotografar.

Beijos

Nanda Nascimento disse...

Eu sou o oposto, sempre sou a 1º a fazer a pose(rsrsrsr). Mais não concordo com você, já vi várias fotos sua no seu blog, e você está ótimo em todas, com sinceridade.

Ótimo final de semana!

Beijos e flores!

R.C. disse...

Olhe só!
Parabéns atrasado!
E felicidade na vida!
Que pra desejar isso nunca há tempo certo, né? =)

Leandro Neres disse...

Legal viajar no tempo contigo... Quero estar aos 39 como vc, alegre, poeta, saudoso, sendo elogiado e paquerado por meninas mais novas tbm =p... Isto, se eu não tiver casado, é claro hehehe
Abração
Neres

Ana Casanova disse...

Meu querido amigo, o teu espelho está com defeito, troca por outro!
És um homem atraente, charmoso, com um sorriso cativante.Temos que olhar as fotos tendo em conta as épocas e como boa observadora que sou, não vi um menino, nem um adolescente e muito menos um homem feio!
Quanto aos comentários sobre idade, barriga e afins, eu como mulher ligo muito pouco a isso.Como diz o meu irmão mais velho, essa barriga é qualidade de vida! Lol
Um beijinho com ternura

Amor amor disse...

Menino, essas são as 2 únicas opções? Hahaha!!! Estou brincando, é que escolhi uma 3ª opção: vc está cert......íssimo! Apesar de vc n estar nada mal com 18, os anos realmente lhe favoreceram. Esse privilégio não é para todos, hein? ;o>

Beijos doces cristalizados!!! :o*

Éverton Vidal Azevedo disse...

Adriano eu ri, mais ri 'dimaisH' com esta tua postagem. A primeira foto é foto de encarte de cd meu irmao, ou de página de livro, fica aí a sugestao - ela é rara, única meu irmao (rsrs). (duas "libélulas prontas para bater as asinhas". A segunda nem precisa dizer que é dos anos 80 kkk, a foto fala por si.

Tenho que concordar com a Helena: O tempo fez muito bem a Adriano! kkk

Abraço mano.
Inté!

Anônimo disse...

Vc não parece tão "horroroso" assim como se define aos 18 anos... ao contrário, na foto exibe um belo sorriso e uma expressão de leveza e contentamento.
Sentir-se ainda melhor com o passar do tempo é maravilhoso, demonstra maturidade, auto-estima positiva e anos muito bem vividos, coisas q fazem a beleza interior transcender e ser refletida na aparência física, na beleza externa, tornado as pessoas, decididamente, mais belas.
Bjssss, menino bonito... rsrs

Unknown disse...

Eu não achei 'horror' nenhuma das fotos. Pelo contrário... Pra mim, são três pessoas diferentes: a criança, o jovem e o adulto.
Essa tua foto com as primas e o mano. O boné é um charme a mais! hehehehe...
Gostei do moço Adriano, também... Cara de menino simpático, de pessoa feliz e de amigo confiável!
Eu sempre me prefiro no presente (principalmente por conta dos penteados), mas as fotinhos de criança são sempre lindinhas...
Na foto atual, é o Adriano home. O Adriano pai, o Adriano maduro... e que sabe o que é bom! Por que pastel no mercado de S. Paulo... hummmmm.
Tem presente pra tu no meu blog. Passa lá?
Beijos.

Paulo Bono disse...

você é feliz e não sabe.

abraço, caroso.

Laysla Fontes disse...

Que blog bacana!

Primeira vez que visito o seu blog, Adriano. E a lida que dei foi o suficiente pra dizer que volto! Achei bacana as fotos que postou e como já disseram, também não vi nada de errado! Muito pelo contrário ... Afinal, através dela você pôde observar a sua mudança, e como você mesmo classificou: mudança pra melhor, certo?!

Volto mesmo!
Abraço! :)

LIRIS LETIERES disse...

O Pastel, vil e traiçoeiro, te trai...
Bom blog!
Liris Letieres

Tata - A Moderninha disse...

Caracaaaaaa direto do túnel do tempo!!!

Eu amo olhar fotos antigas, dá uma saudade das coisas que vivi e lamento das coisas que não lembro mais.

Agora nooosssaaaaaaa quem é aquela "pessoa" magérrimaaaaaa...rsrsrs

Brincadeira meu amigo

Mil beijokas no coração