segunda-feira, 26 de novembro de 2007

MAIS UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA

Consternada, revoltada e em luto absoluto amanheceu a população baiana, a nação tricolor e porque não dizer todo o Brasil. O que aconteceu ontem na Fonte Nova, foi mais um dos absurdos a que estamos sujeitos pela total falta de escrúpulos, ações e providências dos órgãos responsáveis. Algo que poderia facilmente ser evitado bastando apenas ações coerentes e sensatas dos facínoras miseráveis que comandam nossa vida.

Eu, freqüentador assíduo do estádio, ficando inclusive sempre muito próximo ao local que desabou, sem nenhum conhecimento técnico em engenharia, muitas vezes já falei que tinha medo daquela merda vir abaixo. O abandono e a falta de manutenção eram visíveis. Diversas partes da estrutura metálica do concreto encontravam-se expostas (falo no passado por imaginar que este fato foi o bastante para transformar a Fonte em peça de museu), as infiltrações eram gritantes.

O pedaço de arquibancada que cedeu, simplesmente caiu e formou um buraco de aproximadamente 10 metros, veja foto aqui, encontra-se justamente na parte do estádio onde fica a torcida Bamor. Torcida organizada, famosa na Bahia por ser considerada uma das mais animadas e presentes do Brasil e, portanto, uma das que mais pula durante os jogos, e, foi justamente o fato dos torcedores estarem pulando demais naquele momento, que fez a estrutura ruir. Agora pasmem! Justamente este local ficou recentemente interditado por um tempo por falta de condições estruturais. Com isso, a capacidade do estádio diminui consideravelmente e, consequentemente as arrecadações também. Sem querer insinuar que uma coisa tem a ver com a outra, teria sido por isso que algum irresponsável emitiu um laudo permitindo a reutilização do espaço? Não é uma coincidência desastrosa? Quem terá sido este engenheiro que no mínimo é um incompetente? Ta difícil de aparecer. Como sempre, quando acontecem tragédias de grande porte como esta, o jogo de empurra já começou. Não existem responsáveis. Ficam na conversa mole, um botando a culpa no outro, até o fato cair no esquecimento de um povo cuja memória, principalmente a política, não é um dos seus pontos fortes. Até quando iremos estar sujeitos às barbáries assim?

O que era pra ser uma festa linda, já que o jogo de ontem ascendeu o Bahia para a 2ª divisão do campeonato brasileiro, se tornou dor, lamentações e luto. Sentimos demais pelas vítimas, pela dor dos seus familiares e amigos e, por isso mesmo, não podemos nos calar. Qualquer um poderia estar entre eles. Nós próprios, um irmão, um pai, um amigo, um filho. Não podemos deixar passar mais esta oportunidade de exigirmos aquilo que temos direito por lei, mas nos é negado a cada instante: segurança e dignidade.

Lamentável também foi o comportamento da torcida tricolor na noite de ontem. Mesmo depois de toda esta tragédia, invadiu o gramado comemorando, proporcionando aos telespectadores cenas deprimentes de vandalismo e barbárie. Torcedores quebrando o estádio, arrancando o gramado, destruindo o carrinho da maca e tantos outros absurdos, não como revolta ao trágico acontecimento, mas a título de comemoração ignorando a dor e desespero de muitos dos seus co-irmãos. Um vexame. Uma vergonha para nosso estado, para nossa torcida, para todos nós, exposto em cadeia nacional e mundial. Atestado de provinciano. Mais uma vez a irresponsabilidade dos órgãos públicos, aqueles cujas contas são pagas por nosso suor e trabalho e pelo dinheiro dos nossos impostos, ficou patente. Onde estava o contingente policial capaz de impedir tal invasão? Simplesmente não existia.

Outro absurdo foi o fato de que, mesmo com a lotação máxima preenchida, 60.000 (sessenta mil) torcedores, os portões do estádio foram abertos uns dez minutos antes de acabar a partida permitindo a entrada de parte da multidão que estava fora do estádio. Mais outra triste coincidência. Fui justamente nesta hora que tudo aconteceu.

O Bahia subiu. A Bahia desceu. Precisamos pensar muito sobre tudo isto. Uma coisa é certa, não há o que comemorar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado este negócio de internet...como já disse por um acaso de xeretice caí no seu blog e agora acabo me sentindo p´roxima...qdo vi o caso do estádio a primeira pessoa em quem pensei foi vc...'será que está tdo bem?' A segunda é que tinha certeza que teria um artigo pronto para eu por este comentáruio...É como se eu tivesse um amigo baiano...

Adriano Carôso disse...

Fico muito feliz e honrado com seu comentário! Obrigado!