sexta-feira, 12 de setembro de 2008

ILHA DO PIRATA - O FIM DA HISTÓRIA - VII

Os anos que trabalhei com Ray foram maravilhosos, uma grande experiência na minha vida. Trago no coração uma saudade boa daqueles dias de tensão, de noites viradas, muito cálculos, muita alegria, muita arte e sempre, nunca foi diferente, no final tudo dava certo. Eu, que nunca fui artista, sentia uma enorme satisfação ao ver o reconhecimento do cliente. Fico imaginando como Ray deve sentir-se nestes momentos.

Depois do cenário da Fonte Nova, Ray começou a retomar a antiga amizade com João Teixeira. Como já falei antes, gostei de cara de João. Admiro o seu jeito verdadeiro, desses que dizem na tampa o que pensam, sem meias palavras ou dissimulações. Sem contar seu alto astral e seu caráter irrepreensível. Ele também é um grande artista embora tenham estilos completamente diferentes de criar. Ray é do computador. Uma fera na manipulação do 3D Stúdio, Corel Draw e Photoshop, softwares cujos recursos eu duvidaria existir não tivesse sido testemunha ocular de suas proezas. Já João é da ilustração, do desenho manual. Cada um a sua maneira, ambos de grande talento. O ponto em comum está na capacidade de executar na prática o que criam no papel. Foi então natural que surgisse ali, uma parceria para futuros trabalhos. João tinha em Ray uma espécie de ídolo. Um dia nos confessou que foi o exemplo de Ray que lhe mostrou ser possível viver da própria arte.

Trio Elétrico de Ivete Sangalo - Carnaval 2003
O primeiro trabalho que fizeram juntos quase entra no livro dos recordes. A maior fita do Bonfim do mundo. Tinha 300m de comprimento e circulava todo o perímetro de um mega hotel no complexo de Costa do Sauípe, no litoral norte da Bahia. Até hoje eles fazem vários cenários para este Hotel, um antigo cliente de João. Decorações para natal, reveillon e outras festas.

O último trabalho que participei antes de sair foi uma parceria dos dois e também um dos mais bonitos. A decoração de São João da cidade de São Gonçalo dos Campos. São Gonçalo é uma cidade pequena, mas com um grande potencial, uma indústria tabagista com duas fábricas de charutos, onde são fabricados os melhores charutos brasileiros, e um grande frigorífico especializado no abate de frangos.

Foram vários os pontos que tiveram interferência cenográfica. Dois portais nas entradas da cidade, decoração do palco principal onde aconteceriam os shows, uma feira de artesanato com barraquinhas típicas de festas juninas e para mim, os dois elementos mais bonitos de toda a decoração. A Casa do Fumo e a Casa da Farinha. Cada uma montada numa praça diferente. Ficaram exuberantes. Era difícil acreditar que o forno da casa de farinha fosse cenário. Parecia real de tão perfeito.

Cenário do Programa Bahia 50 Graus da TV Record. Transmitido Ao Vivo de Salvador em Janeiro 2003


Foi também um trabalho que envolveu uma equipe muito grande. Mas uma vez a JC e Carlinhos estavam presentes. Como São Gonçalo fica perto de Amélia Rodrigues, cidade onde João tem um sítio maravilhoso e um atelier bem equipado, e perto também de Feira de Santana onde o comércio é excelente, fizemos nossa base em Amélia. Tivemos alguns contratempos. Chuvas torrenciais quase levam água abaixo algumas peças já prontas e atrasos consideráveis nas parcelas a receber. Houve momento que chegamos a pensar em largar tudo e parar o serviço no meio. Temíamos muito pela parcela final, de onde ainda muito se tinha a pagar tanto a fornecedores como aos operários e de onde o lucro do trabalho saíria. Resolvemos arriscar. A cidade ficou linda, e, embora a última parcela tenha demorado um pouco de sair, quando recebida cobriu todas as despesas pendentes, bem como financiou uma grande farra de comemoração.

Ray Vianna é para mim mais que um amigo ou um compadre, antes de tudo é um grande irmão. Uma pessoa cuja amizade pretendo preservar para sempre. Além do mais, ele tem em mim um de seus mais fervorosos fãs. Obrigado Ray!

Decoração do Pelourinho para o Carnaval 2007. Criação e execução de Ray Vianna, João Teixeira e Euro Pires





7 comentários:

Anônimo disse...

Bah!
Fiquei boquiaberto com a última imagem em que aparece o Pelourinho. Fiquei pensando, esses caras são realmente de altíssimo nível, executar uma obra no Pelourinho, bah!
Você também deve ser um excelente profissional, por tudo o que realizou e conquistou, parabéns! Já sou seu fã tbm!
Gostei muito de acompanhar tua trajetória neste empreendimento, quando eu for para estas bandas com certeza vou querer entrar em contato contigo, conhecer um pouco destes lugares...
Vou responder o meme, complicado de escolher só algumas músicas, mas vou tentar, hehehe
Abração!!!
BOm fim de semana!
Leandro

O Sibarita disse...

Raapaazzzzz.... kkkk

Ô meu véi! Trabalhar para prefeituras e principalmente as do interior da caruara no coração para receber, ai Jesus! kkkkkk

Né brincadeira não! Os caras querem é contratar, vê o trabalho ali prontinho e na hora de pagar o arame, cadê? kkkkk

É só desculpas: "Ah, a verba destinada a esse evento não foi liberada ainda" kkk "Oi tá faltando tal documento para liberar" kkk "Amanhã ou no mais tardar terça ou quarta sai!" (E cadê? kkk Só se for terça ou quarta dos próximos anos! kkkk)"O fundo de participação dos municípios ainda não liberou!" kkkk E por ai vai... Valha-me Deus! Trabalho retado para receber é ou não é? kkkk E os prefeitos nem ai... kkkkkk

Quando chega a receber o pessoal tá tão retado da vida que entra no primeiro barzinho e detona tudo que tiver de cravinho, cerveja e por ai vai! kkkkk

No outro dia acorda ressaquiado pedindo pinico! kkkkkk E agente se pergunta: Valeu a pena? kkk

Meu véio teve gente que já infartou por causa disso, vocês deram foi sorte por ter recebido, a maioria dos prefeitos dão é ninja, abrem o gás, viram nos seiscentos! E o dinheito do trabalho suado babau! kkkkkkkk

Quer dizer o profissional trabalha com afinco, zelo e eficiencia, contrata pessoas, faz dívidas com os materias a serem usados e ai? O prefeito quebra o arame! kkkk

Fora sacangem, deveria ter uma lei para impedir uma zorra dessa, colocar esses caras na cadeia é pouco, aliás, eles nunca vão, é mais fácil o pobre do profissional ir por cobrança do que eles por deixarem de pagar!

Quanto ao trabalho de vocês sem dúvidas, excepcional!

Em São Gonçalo mesmo eu estava lá, a decoração realmente foi um dos pontos mais marcantes do São joão, engraçado que a decoração deu um ar de cidade grande, parabéns!

No Pelorinho nem se fala, tava 1000, faça fé!

Abraços,
O Sibarita

R Lima disse...

Vim agradecer e anunciar o fim


Texto de hoje: o fiM...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Anônimo disse...

Oi, Adriano.
Quanto tempo que não passo por aqui. Na verdade fiquei um tempão sem postar direito.

Tudo bem por aí?
Gostei das novas cores do blog.

Beijos!!

Unknown disse...

Amizades produtivas em que há admiração mútua. Essas prevalecem para sempre.
Lindos os trabalhos e mais linda ainda a história.
Grandes talentos merecem tua homenagem sempre.
Beijos e meu carinho.
;)

Ana Casanova disse...

É linda esta homenagem que fazes a um amigo que admiras.
O trabalho está simplesmente espectacular e à vista.
Beijinhos.Tb eu sou tua fã!

Éverton Vidal Azevedo disse...

Agora li! Ray Vianna é um artista e tanto, gostei das imagens. Inclusive passei pelo site dele.

Beleza ler suas histórias mano.

Abraçao.
Inté!