sábado, 13 de dezembro de 2008

NO SUPERMERCADO

Eu sempre tive muita curiosidade de entender a linguagem dos surdos-mudos e por isso sempre os observo nos supermercados. Vocês já repararam o quanto o mudo é conversador? Parece uma coisa compulsiva, aquela gesticulação interminável e os sons intraduzíveis que eles emitem. Nos supermercados de Salvador existem muitos surdos-mudos trabalhando, quase sempre de empacotadores. Eu acho isto uma iniciativa muito legal e acredito que deva acontecer no resto do país também. São pessoas como outras quaisquer e devem sim estar inseridos no mercado de trabalho afinal possuem família, filhos, amores e precisam viver com conforto e dignidade.

Hoje presenciei uma cena que me fez perceber mais ainda o quanto estes seres são comuns como qualquer um. De manhã cedo fui às compras para abastecer a dispensa em função da maravilhosa chegada de minha filha Júlia que veio de Belém passar férias comigo. Nem precisa falar que estou feliz demais, rindo à-toa e com um bom humor de dar inveja a palhaço. Na hora de passar as compras no caixa percebi que o empacotador não tava com cara de muitos amigos. Semblante sisudo, cara amarrada, a pura tradução do mau humor. Ele falava sozinho:

-Nhom, nham nhum nhum nham nhon!
E fazia um bico horroroso enquanto jogava minhas compras nas sacolas de qualquer jeito. Tentei reclamar: -Cuidado com as frutas amigo! Ele retrucou: -Nhuma, nhona, nham nhum nham! Não entendi porra nenhuma, preferi me calar e sublimar. Aí o empacotador do lado virou para ele e disse:

-Nhuma, nhona nhum nhom nhum nham nham!
-Manhon main nanunan nhom nhuma!

Neste momento aconteceu uma coisa incrível, algo sobrenatural, inacreditável. De tão concentrado na conversa dos dois, comecei a visualizar uma legenda, tipo as de filme, traduzindo tudo que eles falavam:

-Nhom, nham nhum nhum nham nhon!
Legenda: Filho da puta, ela é minha, não mexa mais com ela!
-Nhuma, nhona nhum nhom nhum nham nham?
Legenda: Você é que é um corno, tenho culpa se ela quer dar pra mim?
-Manhona nhuma ang nhom nhon nhum nhan!

Legenda: Eu te mato seu viado duma figa!
-Nhoma nhuna nhan nhan nhan nhoma nhum nhan!

Legenda: Tenho pena da vadia que abriu as pernas para botar no mundo um sacripanta como você, desgraçado!


Os ânimos se acirraram ainda mais, os sons aumentaram, os gestos cada vez mais obscenos. Já estava vendo a hora dos dois saírem no tapa então explodi e gritei:

-Nhumnham nhon nhamuna nhon nham nhom nham nhenh nhan nhô!
Legenda: Vão tomor no cu filhos da puta e falem baixo que ninguém é surdo aqui!

4 comentários:

Elcio Tuiribepi disse...

Olá Adriano, certa vez fiz um curso de libras, era para durar pelo menos um ano, participei apenas três meses e confesso que achei muito dificil, são muitas informações e exige dedicação, além de se praticar no dia a dia, mas deu para aprender um pouco, admiro quem cnsegue conversar tão fluentemente através deste método...um abraço amigo...boa semana

Paulo Bono disse...

é o que eu digo. os mudos nervosos são mais nervosos que qualquer pessoa.

abraço

Ana Casanova disse...

Oh Adriano,fizeste-me rir com esta!
Tenho uma prima que é formada em linguagem gestual e por vezes penso como seria se não pudesse ouvir os pássaros, a voz dos meus filhos, o cair da chuva...
No entanto cada um aprende a viver com as próprias limitações e a ser feliz com elas.O meu filho não consegue ler nem escrever com 8 anos e é um menino feliz.A vida é bela sobre qualquer forma!
Beijinhos

Leandro Neres disse...

kkkkkk
Adorei o conto huauhaa!
E vc aborda um tema que me sensibilizo também... Fiz curso de Libras, mas a prática não ocorreu e esqueci muita coisa... Mas gostei da tua abordagem...
Abraços!