terça-feira, 3 de junho de 2008

OS MEUS 10 ANOS

Já faz um bom tempo que tenho pensado em tudo que fiz no meu passado, o que tenho feito no meu presente e, principalmente, o que estou fazendo para preparar o meu futuro. Estas elucubrações, cada vez mais frequentes nos escaninhos da minha mente, estão me deixando inquieto, insone e preocupado. Outro dia li o post de Paulo Bono, 10 Anos, onde ele faz uma reflexão dos dez últimos anos que se passaram na sua vida. Achei muito interessante algumas colocações, embora pense que ele se julga muito menor do que na verdade é, ou pelo menos, quer nos fazer pensar assim.

"Dias assim envelheço uns 10 anos. Muito tempo. São duas Copas do Mundo. Prefiro até achar que é muito tempo mesmo. Quando penso que é pouco fico deprimido. Lembro onde eu estava há 10 anos atrás. Saía da faculdade, achava que ganharia o Profissionais do Ano, participava de rodinhas de violão. Como se fosse ontem. Mas foi há 10 anos." Diz Paulo e continua refletindo "...Dias como o de hoje são longos, mas 10 anos passam rápido. Se penso nesse tempinho de merda à frente, terei 40. E antigamente eu chamava quem tinha 40 de coroa. Ou seja, mais alguns míseros 10 anos, só mais duas Copas do Mundo, e eu serei um coroa. Mais gordo e mais careca. Dias assim me fazem pensar cada bobagem"... Aí ele conclui "...Foda é que daqui a 10 anos vou continuar sendo eu mesmo. O mesmo de 10, 20 anos atrás. Pior ainda, o mesmo de hoje. Dá um medo da porra. O problema é saber que a minha vida depende de mim. Aí então que estou fudido. Porque eu não sei consertar nem um chuveiro."
Gosto muito dos contos de Paulo e nunca tinha visto ele escrever sobre reflexões interiores. Como tudo que ele bota no papel, a qualidade é visível. Neste caso, eu, como sempre influenciado pelos seus textos, fiz a minha própria reflexão. Principalmente depois de ter postado o seguinte comentário para tal texto: "Cara, às vezes me sinto exatamente deste jeito, como uma merda, como se tivesse deixado o tempo passar em vão. Mas, se a gente olhar pra trás, verá que nos dez anos passados, sempre fizemos algo de útil e podemos fazer muito mais nos dez anos que virão. Não pode é deixar a peteca cair. Nunca é tarde para começar, seja o que for. Você pode ser tudo, menos uma farsa. Você é bom pra caralho. Escrevi outro conto no blog. Tenho vontade de parar de escrevê-los. Sempre acho depois que o texto é influência sua e fico puto! Mas, eu escrevia antes de te conhecer então tenho que continuar. Pelo menos é uma boa influência."
É isso! Será que eu estava abalizado para dar-lhe tal conselho? Será que eu próprio estava fazendo algo para os próximos dez anos serem melhores do que os anteriores. Definitivamente não. E isso precisa mudar. Como disse para Paulo, sem dúvida fiz muita coisa de boa e útil, mas preciso fazer muito mais e ainda há tempo pra isso. Muito tempo espero eu. Não quero morrer tão cedo, embora a morte não marque hora nem local. "Para morrer basta estar vivo". Todos os dias temos provas cabais de que esta máxima é verdadeira. Não importa a idade, a classe social, o poder que se tem, não importa nada. Basta ser um vivente para estar pronto pra morrer a qualquer momento. E, justamente por isso, é preciso começar o quanto antes seja o que for que quisermos fazer antes de partirmos para um novo mundo.

Baseado em tais reflexões, tracei alguns objetivos que quero alcançar na minha vida muito em breve. Uma delas é deixar de fumar e outras que agora prefiro não falar, mas que preciso buscá-las desesperadamente para ter paz com minha consciência e traçar melhores dias para o meu futuro e de meus filhos. Embora eu só tenha uma, não pretendo parar por aí. Por isso minha presença aqui, bem como nos blogs dos amigos que tanto admiro, se tornará bem menos frequente. Preciso dedicar mais tempo a tais intentos. Isto não significa que abandonarei o blog ou que deixarei de ler os blogs fantásticos que conheci até agora neste universo, mas, com certeza, estarei bem mais ausente por um período indeterminado. Continuarei publicando os comentários. Continuarei escrevendo(acho que agora não consigo mais parar) e lendo mas preciso de um tempo para mim. Quando eu voltar de vez será com todo o gás, podem ter certeza. Enquanto isso, de vez em quando aparecerei para dar notícias. Irei também republicar alguns posts antigos que tenho vontade de serem lidos pelos novos visitantes. Postagens de uma época que aqui quase ninguém aparecia e quase ninguém comentava.

Enquanto isso vou correr atrás porque minha vida só depende de mim. E olha que acabei de consertar o meu chuveiro.

8 comentários:

Jacinta Dantas disse...

É Adriano,
confesso-me dividida nos sentimentos. Há um quê de tristeza por saber que o meu "mimador" se afastará um pouco, mas, também, há um quê de alegria, por ver estampada aqui, sua vontade. Vontade de se olhar e de se redescobrir. E isso cara, em qualquer idade, é muito bom. Então, sucesso.
Beijos

Ana Casanova disse...

Olá meu querido,
começo a ficar um pouco assustada mas depois penso que estou a ser egoista.Um outro grande amigo disse que ia desistir mas felizmente voltou.Fiquei mais tranquila.Agora tu, um novo amigo que ainda estou a descobrir mas já gosto tanto?Espero que venhas aqui por pouco que seja e que tenhas toda a sorte do mundo nos teus projectos porque o mereces.Eu virei sempre para me sentir próximo de ti e me encantar com os teus poemas, reflectir contigo e partilhar tuas alegrias e tristezas.(Estas espero sempre que sejam poucas ou nenhumas)
Um beijo enorme e um xi-coração bem apertadinho!

Lorena disse...

Amigo Adriano... entendo sua posição. Se eu fosse pensar nos meus próprios últimos dez anos vividos sei que me arrependeria de muita coisa, uma tantão mesmo, e mesmo que há dez anos atrás eu só tivesse 12... Nada impede de uma adolescente ter feito coisas que não deveria, e ter deixado de fazer muitas das que deveria, né?

Eu entendo tb que agora queiras um tempo pra te pôr em ordem. Quem sou eu pra dizer que não faça isso. Vai lá! Faz o que tiver que fazer. Mas volte de vez em quando pra dar notícias aos amigos, tá?

beijos!!

Leandro Neres disse...

Puxa, fiquei triste, sei lá... Mas como disseram aí em cima, pode ser egoísmo meu mesmo... Desejo tudo de bom nesta nova etapa de tua vida... Também estou sempre a refletir sobre onde tenho colocado prioridades em minha vida... Pego tuas palavras como incentivo a me reavaliar, a pensar nos meus últimos dez anos e ver o que tenho a fazer...
Visite-me!
Abração
Leandro

Danilo Moreira disse...

Engraçado, algo que percebo é que nao tem idade certa para o ser humano entrar nessa fase de nostalgia e de reflexoes sobre o que conseguiu até aqui. Quando fiz 18 tive essa fase (que quase virou insanidade mental...rs), a ano passado quando fiz 22 também.

O bom disso tudo, primeiro, é saber o que está errado dentro da gente e corrigir, e segundo, se orgulhar pelas conquistas e por ter chegado até aqui.

Pode perceber: pensar nisso tudo e ler a postagem do Paulo te deu mais um gás para continuar a sua vida e ir em busca das suas metas.

Boa sorte!

Abçs!!!

Obrigado pelo comentario no meu blog, e se gostou do texto O Papel é Mais Paciente que o Homeme, então, confira...

----------------------------------
O Papel é Mais Paciente que o Homem - Parte IV - Final

http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS... 1 ANO
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.
----------------------------------

mundo azul disse...

Gostei! Gostei muito do seu texto...
Penso, meu amigo, que não precisamos nos preocupar com o que vai acontecer daqui a dez anos...Precisamos sim, é viver muito bem o dia de hoje...São as sementes do amanhã!
Beijos de luz!

Paulo Bono disse...

por aí, Caroso. Continue.
Nem que seja hora de parar. Aí você para, muda e continua.
seja lá o que fora, continue.
quero continuar escrevendo as besteiras do Espaltando pelo menos por mais 10 anos.

abraço, rapaz.

Éverton Vidal Azevedo disse...

E eu me arrependo de tanta coisa, e mesmo assim, acho que elas - todas elas - foram necessárias... Textao mano.
Inté!